quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Resenha: Wintersun - Wintersun

Ano de lançamento: 2004

Após alguns anos a frente do grupo finlandês de folk metal "Ensiferum", o músico Jari Mäenpäa decide afastar-se da banda para total dedicação a um ambicioso projeto. Tal projeto fora batizado como "Wintersun". Divergindo da sua banda anterior - em que Mäenpäa não era o principal compositor - , aqui  a música produzida seria apenas sua, e não apenas na composição: Jari além de tocar guitarra e cantar (função que adotou nos tempos do "Ensiferum") também tocou teclado baixo e fez os demais arranjos orquestrais das músicas do álbum.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Resenha: Opeth - Heritage

Ano de lançamento: 2011
A discografia dos suecos do "Opeth" é marcada pela ousadia e rompimento de barreiras dentro do, muitas vezes preconceituoso, nicho musical a qual pertencem, o heavy metal. Na obra do grupo, passagens acústicas, nuances psicodélicas e demais elementos, característicos da música progressiva, harmonizam-se, normalmente em uma mesma composição, com passagens de gêneros mais extremos da música pesada - como o death, black e doom metal

Tal mistura sempre atraiu admiradores, como também afastou ouvintes - que não simpatizavam com alguns elementos presentes do grupo. Todavia, em meio a essa "salada de influências musicais", algo sobressai-se na música do Opeth: a imprevisibilidade. Esse atributo costuma marcar desde a estrutura das canções, até as letras e a capa de um disco da banda.