terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Apresentando: ChaoSphere

Em meados de 1999, na cidade do Recife, nasceu o "Chaosphere". A banda, que praticava um raro e perigoso misto de heavy metal com thrash metal,  logo destacacou-se na cena pela sua qualidade em uma época que o famigerado 'heavy metal melódico' reinava. Reinava não apenas no Recife, mas em todo o Brasil, com a ascensão de bandas como o "Angra" e o "Shaman", por exemplo.

Contudo, apesar de uma ótima resposta na cena local, a longevidade do Chaosphere não foi extensa; sua influência não espalhou-se para fronteiras além de sua terra natal e rendeu poucos frutos, como a demo "The Empire of Lost Souls" (2002) e o EP "Circle of Fools" (2005) e ótimo, porém não lançado oficialmente, debut "Hell is Here" (2007).


Na capital pernambucano, o grupo teve uma grande quantidade de apreciadores, sendo o "Dokas Hall" um dos espaços em que ocorreram a maioria dos shows da banda que, vez ou outra, ainda executava tributos a bandas como o "Slayer" e  o "Metallica" em festivais intitulados "Chaosfest" que, além do "Chaosphere', contavam com a presença de outras bandas pernambucanas. Uma das últimas, e fracassadas, etapas na carreira do "Chaosphere" foi a seletiva para o Wacken Open Air (famoso festival alemão dedicado ao heavy metal) que ocorreu na cidade de Salvador e, apesar de ser uma das favoritas ao 'título', o grupo acabou não vencendo a seletiva regional.


Além de recapitular a história do "Chaosphere", este post tem a intenção de divulgar esse excelente trabalho ("Hell is Here" que, por conta de divergências entre os músicos, não chegou a ser comercializado sendo, um ano depois de suas gravações, disponibilizado para download gratuito por Antonio Araújo - ex-frontman da banda e, hoje, guitarrista da banda de thrash metal paulista "Korzus". 

“Decidi colocar o álbum on line porque é um trabalho legal, que nos custou alguns anos de dedicação pra juntar a grana e fazê-lo”, comentou, há três anos atrás, Antonio Araujo.

"Hell is Here" foi gravado entre os meses de setembro e outubro de 2006, em São Paulo, com produção do músico Heros Trench - guitarrista do Korzus. Todavia, o disco, em sua integridade, só pôde ser ouvido em meados de 2008 atráves do, já citado, ato de Antonio Araújo. Na época, foram alegados diversos problemas para o atraso. Atraso este que perdurou até a dissolução da banda.

Arte frontal da única demo do grupo
Mas, felizmente, o álbum fora disponibilizado. Com uma excelente produção - além do esperado para o debut de uma banda nacional, digamos -, o disco possui dez faixas. Por conta da grande variação das composições, a audição do álbum não é cansativa. O trabalho de bateria, realizado por Wagner Campos, é explêndido, destacando-se em meio a uma saraivada de riffs e solos de guitarras - vide o trabalho dele em porradas como "Side by Side" e "Circle of Fools".

O principal compositor do grupo, o contra-baixista André Ribeiro, faz diversas linhas de baixo cativantes e criativas - ouça the "The Infantry", a vinheta "Sunset, Sunset" e a épica "The Empire of Lost Souls". Já o frontman, Antônio Araújo, se sai muito bem em linhas vocais que variam da agressividade do thrash metal, a momentos 'mais tradicionais'. Seu trabalho nas seis cordas, realizando riffs e solos, conseguiu ser ainda superior a sua performance como cantor. A faixa "The March Of Time", talvez, seja a que sentetize melhor seu trabalho, nos vocais e guitarras, dentre todas as faixas do disco.

Marcelo Andrade (integrante da primeira formação) no, hoje finado, "Dokas Hall"
Atualmente, André Ribeiro segue com um projeto similar a sua antiga banda - inclusive realizando, recentemente, covers de faixas do "Hell is Here"-, o "EvilGeist". O baterista Wagner Campos fez parte da banda de death metal pernambucana "Decomposed God" e Antonio Araújo, como já comentado, integra o Korzus. 

Enfim, fica disponível um dos melhores álbuns de heavy metal já feitos por uma banda de Pernambuco e que, além de tudo, representa um período bem fértil e nostálgico para fãs da música pesada desta região. Se gostar do disco, faça um favor mínimo ao trabalho dos músicos (que não lucraram com este disco)... espalhe-0. 



PS:
Não confundir; existe uma banda polonesa, de metal industrial, com o mesmo nome.


Ano de lançamento: 2007                 ChaoSphere - Hell Is Here

1. Welcome to the World 06:57   
2. The Infantry 04:46
3. The Legion of the Last Braves 05:50
4. The March of Time 06:20
5. Hunters 05:30
6. The Black Gate 05:20
7. Side by Side 05:49
8. The Circle of Fools 05:59
9. Sunset and Sunrise 02:46  
10. The Empire of Lost Souls 09:12

Download (mp3@192kbps)


Última Formação:
Antonio Araújo - vocais, guitarra
Eduardo Fonseca - guitarra    
André Ribeiro - baixo, vocais    
Wagner Campos - bateria    




http://www.myspace.com/chaosphere

10 comentários:

  1. Curtindo o álbum aqui, e posso dizer que é mais um caso de banda injustiçada no Brasil, clichê, triste, mas é a verdade.
    O instrumental dos caras é algo próximo do "anormal", os caras mandam muito bem em todos os instrumentos, esse baterista é algo fora do comum, os riffs dos caras são muito bons, solos idem, e o vocal, rasgado na medida certa, agressiva conforme pede o som da banda.
    Pode parece exagero, e novamente clichê, dizer que a banda não deve nada pra muita banda gringa por aí, mas também é verdade, pelo menos é a minha opinião.
    Infelizmente pode ter sido o caso de "banda certa na hora e lugar errados", porque os caras poderiam estar ai hoje em dia, lançando ótimos álbuns, se mantivessem esse nível.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cara.

    O nível dos músicos é alto, as composições são ótimas e a produção é excelente. Uma pena mesmo, mas, como dito por você, algo comum. Infelizmente.

    Bem, o mínimo a se fazer é, ao menos, espalhar o som pra que ele não "morra".

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Fernando. Cara, som foda. Quando comecei a ouvir nem tinha lido esse post e nem imaginava ser uma banda brasileira, mas fato de que foi a banda certa na hora e local errados.

    Ouvindo pilhada aqui, curti afu. Tem momentos que me lembra Metallica. Em Welcome to the world que senti isso.

    ResponderExcluir
  4. @Cris:
    Acho que as músicas desse disco me lembram, além do Metallica, o Iced Earth e Slayer.

    ResponderExcluir
  5. Eles tinham!!! influencia de METALLICA(Das Antiga) e SLAYER!!! muito foda. pena que a banca acabou antes de lançar o CD. Os cara so disponibilizaram pra DOWNLOAD pq ja tinha gravado e tals.

    ResponderExcluir
  6. Pude acompanhar de perto esse trabalho dos caras e via a vontade da galera de fazer esse disco, sangue nos olhos mesmo. Infelizmente as coisas rumaram para a não divulgação deste cd por vários motivos que não cabem aqui serem citados. Fica o sentimento de lamentação pelo oq poderia ser. É mais uma de muitas preciosidades que encontram-se perdidas e que somaria de forma grandiosa ao Metal nacional e mundial, tendo em vista a grande qualidade de tudo (produção, músicas, mixagem, etc) que há neste disco.
    Saudade desse tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas observações e comentários, Telles.

      Lembro que quando Welcome to The World saiu, todos esperavam o disco com anseio e cogitavam um possível crescimento da banda. Infelizmente isso não ocorreu.

      O disco é excelente, mas é impossível ouvir sem lembrar dessa atmosfera e, claro, lamentar o fato da banda não ter vivido tempo suficiente nem pra lançar (oficialmente) o próprio debut...

      Excluir
  7. Por favor, crédito na segunda foto: Marcelo Andrade, que fez parte da primeira formação da banda.

    ResponderExcluir
  8. Galera, gostaria de obter as músicas antigas(da formação antiga, que tinha aquele gordinho cantando e tirando cada solo irado). Alguém pode me dar alguma informação?

    ResponderExcluir