segunda-feira, 27 de junho de 2011

Apresentando: Treminhão

Popular em estradas nordestinas, Treminhão  é o nome dado a um tipo específico de caminhão, com três carrocerias, designado ao transporte da cana-de-açúcar. Desde o ano de 2003, o termo ganhara um outro - e musical - significado: passou a representar, também, um dos maiores expoentes da música instrumental pernambucana. Só que esse Treminhão, ao invés das três carrocerias do veículo canavieiro, possui seu núcleo concentrado em três músicos.

Oriundo da cidade do Recife, o trio formado por Breno Lira (guitarras, violão e viola), Marcos Mendes (baixo) e Ricardo Fraga (bateria) tem como principal proposta unir elementos da música brasileira, especialmente a nordestina, aos improvisos e harmonias complexas do jazz numa pretensão de realizar uma música universal e, sobretudo, rica.

domingo, 12 de junho de 2011

Resenha: Morbid Angel - Illud Divinum Insanus

Ano de lançamento: 2011

Não é novidade, para quem conhece a discografia dos americanos do "Morbid Angel", que o grupo jamais repetiu uma mesma fórmula musical em seus trabalhos, buscando sempre a inclusão de novos elementos. 


O "marco zero" da banda - "Altars of Madness" (1989) - apresenta death metal clássico em seu estado bruto numa época em que Trey Azagthoth (guitarras) e seus asseclas eram pioneiros na música extrema. Contudo, em lançamentos posteriores - sobretudo em  álbuns como "Covenant" (1993) e "Domination" (1995) - experimentalismos e fusões com outros subgêneros do heavy metal, em especial o doom, marcaram a obra do grupo que tornou-se conhecido por nuncar "estacionar" em sua zona de conforto.