domingo, 5 de setembro de 2010

Resenha: Alice in Chains - Jar of Flies

Ano de lançamento: 1994
Após o lançamento do aclamado e pesado - em vários aspectos - "Dirt"(1992), o "Alice in Chains" seguiu em uma direção contrária no EP "Jar of Flies". Explicando: aqui as canções estão distantes do tradicional e, as vezes, visceral Alice in Chains.

As músicas seguem um padrão mais orientado ao formato acústico - posteriormente mais explorado no "MTV Unplugged" (1996), por exemplo - e a experimentalismos no geral. Claro que isso não significa perda de qualidade, afinal a banda sempre demonstrou conforto nesse formato. Basta lembrar que no primeiro EP lançado por eles ("SAP") houve uma boa quantidade de músicas nessa linha. 


Apesar de curto (sete faixas) ainda assim temos vários petardos. A experimental "Rotten Apple" introduz o álbum com uma ótima linha de baixo do novato (na banda) Mike Inez  - "Jar of Flies" marca a sua estréia - os vocais de Layne anunciam aqui o direcionamento majoritariamente depressivo e experimental das outras músicas do EP. Mesmo com o passar do tempo "Rotten Apple" é uma das músicas mais psicodélicas da banda - veja a introdução na guitarra.

A segunda canção  ("Nutshell") é uma das melhores da carreira do grupo. Trata-se de uma música muito melancólica cuja letra, de autoria do falecido vocalista (Layne Stayle), expressa todo o seu desespero na luta para viver. Nessa altura o uso de drogas o afetava seriamente e tudo isso foi refletido em muitas das músicas do EP. As camadas sonoras criadas pelo baixo de Mike Inez e a guitarra de Jerry casam perfeitamente com os vocais de Layne. "Nutshell" ganhou sua  versão definitiva no acústico lançado pela MTV, sendo sua versão original - que é ótima - raramente lembrada.

Dois dos maiores hits da banda integram o EP, são eles: "No Excuses" e "I Stay Away". Ambas tiveram clipes com alta rotatividade na MTV. "No Excuses" soa diferente principalmente pelo fato de não ser melancólica e mórbida. Parecendo sarcástica ou um suspiro de alegria, principalmente da parte de Layne. Os vocais duetados marcam essa música de refrão pegajoso. Já "I Stay Away" vai numa direção contrária... soando pertubadora. Possui também a melhor performance de guitarra de Cantrell no EP e tem um bom arranjo no geral.

Ainda integram o álbum a especialíssima vinheta instrumental "Whale and Whasp";com um simples e belo solo de Cantrell e as duas outras faixas experimentais: "Don't Follow" e "Swing on This". A primeira é uma das mais emocionantes do disco - principalmente pelo seu desfecho - contando até com o uso de gaitas no seu decorrer. Já "Swing on This" -que apesar de não ser ruim, é a mais fraca do álbum - pende para um lado mais blues.


De acordo com Layne o título e a capa do álbum vieram de um experimento científico que o guitarrista Jerry Cantrell realizou na terceira série: "Eles o deram dois jarros cheios de moscas. Um dos jarros eles superalimentaram, e o outro jarro eles subalimentaram. Aquele que eles superalimentaram floresceu por um tempo, então todas as moscas morreram pela superpopulação. Aquele que eles subalimentaram teve a maior parte de suas moscas sobrevivendo o ano todo. Eu acho que há uma mensagem nisso em algum lugar. Evidentemente esse experimento teve um grande impacto no Jerry."

 "Jar of Flies" apesar de ser curto apresenta ótimas músicas, sendo essencial na discografia da banda. Não é a toa que foi o primeiro EP a atingir a primeira posição na parada de álbuns da Billboard. Todas as músicas possuem alma, fica registrado a performance mais dramática de Layne Staley. Curiosamente esse trabalho lembra muito o que mais tarde Layne gravaria no supergrupo Mad Season. "Jar of Flies" também exibiu a versatilidade dos músicos da banda, mostrando o quanto o Alice in Chains ia além do rótulo "grunge",  e é uma boa pedida para ser introduzido a música do grupo.

Nota: 
9,0


Formação: 
Layne Staley - vocais
Jerry Cantrell - guitarras
Mike Inez - baixo
Sean Kinney - bateria

Tracklist:
1.    Rotten Apple    06:58
2.    Nutshell    04:19
3.    I Stay Away    04:14
4.    No Excuses    04:15
5.    Whale & Wasp    02:37   
6.    Don't Follow    04:22
7.    Swing on This    04:04
 Tempo total:  30:49



Também publicada em:

4 comentários:

  1. Simplesmente perfeito e obrigatório. Óptima resenha lol

    ResponderExcluir
  2. Curtindo o EP enquanto leio, e como disse aquele dia, certeza que eu ia acabar concordando com voce...hehehe...grande EP, musicas perfeitas, parabens pela resenha. Como disse o Camõezito, perfeito e obrigatorio.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha! Curto mto esse EP, aliás, curto mto AiC, meu top 3 bandas! E Nutshell é uma das minhas favoritas da banda. Se der, faça mais resenhas do AiC! o/

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Bia. (:

    Uma canção que eu gosto cada vez mais é Rotten Apple. Se eu tivesse feito a resenha hoje ela estaria nos destaques ali. :P

    Se tiver alguma sugestão de álbuns eu aceito. o/

    ResponderExcluir