quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Dark Hall: o lado "jazzy" de Steve DiGiorgio [+ download]

O virtuoso baixista  Steve DiGiorgio tem seu trabalho comumente associado ao heavy metal. Tal associação é facilmente explicada pelo seu currículo, que inclui nomes como "Sadus", "Death", "Iced Earth", "Testament", "Sebastian Bach" etc. Constantemente  o músico é lembrado pela mídia especializada como um dos melhores instrumentistas em seu gênero .

O que poucos sabem é que DiGiorgio explora outros caminhos além da música pesada. A banda "Dark Hall" é responsável por um destes. O grupo, que existe desde 1992, pratica um jazz fusion - estilo que casa bem com o jeito improvisador e pouco linear de tocar do baixista-, e encontra-se num estado de "hibernação" atualmente. Infelizmente.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Música: o estudo é necessário?

Em uma manhã ensolarada lá estava eu, no Sítio Histórico de Olinda (PE), prestes a realizar um de meus últimos trabalhos para a disciplina de Radiojornalismo - sim, curso Jornalismo. Talvez o fato  da atividade envolver música de alguma maneira - na verdade envolvia de todas as maneiras: tratava-se de uma matéria em uma Escola de Música - neutralizava meu suposto mau humor (recapitulando: acordar cedo, trabalho para faculdade, lugar longe de casa, ônibus...). 

Enquanto desenvolvia minha nobre função como repórter tive a oportunidade de, obviamente, interagir com jovens aspirantes a músicos,  e tal conversa despertou-me uma curiosidade sobre o modo de pensar, bastante peculiar, da maioria deles. Basicamente a ideia de existir músicos que tocam e criam músicas sem saber ler partituras soa abominável, ridícula, digna de pena. Isso me fez refletir sobre o estudo formal da música: será totalmente necessário ou dispensável?

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Resenha: Mad Season - Above

Ano de lançamento: 1995

O "Mad Season" foi um "supergrupo" de músicos emergentes da famosa cena grunge em Seattle. Cena esta que, no começo da década de 90, dominou as rádios exportando bandas para todo o mundo. 

Lançado no que seria o fim de tal "era" (1995) "Above" foi o único álbum do grupo que foi composto por nomes como: Layne Staley  (Alice in Chains), Mike McCready (Pearl Jam), Barret Martin (Screaming Trees) e John Baker Saunders (The Walkabouts). Achou pouco? Mark Lanegan (Screaming Trees) empresta seu característico vozeirão para duas canções do disco ("Long Gone Day" e "I'm Above") completando um time impressivo para qualquer admirador do estilo.