domingo, 18 de março de 2012

Coluna Playlist #4: Shawn Lane - Get You Back

Praticando o que, atualmente, convencionou-se rotular como jazz fusion, Shawn Lane, sem dúvidas, fora um dos prodígios de maior destaque e que mais conseguiu aprimorar-se ao longo dos anos em que viveu.

Apesar das suas inúmeras contribuições, a carreira solo desse músico americano não foi frutífera; rendeu apenas dois álbuns de estúdio, "The Tri-Tone Fascination" (1999) e o seminal "Powers of Ten" (1992).

A composição que trago nesta postagem pertence ao seu álbum mais apreciado, o "Powers of Ten". Álbum este que, até hoje, segue como um dos mais intrigantes e completos do estilo; nele Shawn Lane alia sua técnica apurada a uma sensibilidade, às vezes, raras em obras do gênero. Logo na terceira faixa ("Get You Back"), temos uma síntese dessa mistura resultando em uma das melhores peças instrumentais, orientadas pela guitarra, que já ouvi.  

Há composições que não necessitam de letras para a transmissão de mensagem, assim como há momentos em que não precisamos, necessariamente, expressar-nos de forma direta para tal. "Get You Back" é um bom exemplo disso mostrando o quanto a música instrumental, mesmo que 'introspectiva', pode ser um forte meio de expressão. Descanse em paz, Shawn.



Segue um excerto de "Get You Back" em performance ao vivo:
 


Aconselho tanto a sua versão original (de estúdio) quanto a versão mais improvisada, mais 'livre' do ótimo "Powers of Ten Live" (2001).

PS:
Recomendo, também, esse excelente arranjo do guitarrista brasileiro Juliano Delphino no qual ele alia harmonia e melodia (*) a um bom gosto incrível nesse re-arranjo. O arranjo foi tão bem visto que a própria família de Shawn Lane aprovou e elogiou a homenagem.


*Não consegui criar uma maneira melhor para definir chord-melody.

3 comentários:

  1. Já baixei o Mad Season que conheci por aqui na madrugada de hoje; iriei agora atrás do Shawn Lane.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por confiar sempre nas dicas, Alberto. (:

    Baixe o "Powers of Ten", garanto que vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Shawn Lane pra mim foi e ainda é um dos melhores guitarristas que eu ja vi na minha vida, acompanho o trabalho dele a uns anos e me tornei um grande e fiel fã, as composições são incriveis, "Powers of Ten" sem dúvida é um album sensacional, obrigado Shawn.

    ResponderExcluir