terça-feira, 9 de novembro de 2010

Resenha: Dr. Sin - Original Sin

Ano de lançamento: 2009
Exatos 16 anos após a estréia do DR. SIN com o debut - cujo título tem o nome do grupo "emprestado" (Dr. Sin) -, o trio paulista lança "Original Sin". Na verdade  este lançamento trata-se de um remake de "Dr. Sin" (1993) com a inclusão de duas faixas inéditas  ("You're My Love e "Nephelins") - que talvez sejam o principal atrativo para os fãs do grupo.


Infelizmente, no que diz respeito a projeção e promoção musical, o Dr. Sin atingiu seu ápice logo no início da banda, canções como"Emotional Catastrophe" e "You Stole My Heart" fizeram um relativo sucesso, e tiveram seus clipes bastante executados na época - isso sem citar a participação da banda em festivais como Hollywood Rock e Monster of Rock.  Um detalhe curioso: muitas das ideias vistas nesse disco foram aproveitadas do que seria o primeiro disco solo de Edu Ardanuy (guitarrista).

As mudanças vistas em "Original Sin" são  sutis: a banda não arriscou exagerar nas  mudanças dos arranjos originais,  as exceções são poucas: como o final de piano da balada "You Stole My Heart" - final este que acrescentou muito, acentuando a belíssima melodia que inspira um dos melhores, senão o melhor, solo de Ardanuy. Fora isso o que nota-se são pequenos detalhes na "acdciniana" música "Dirty Woman", cuja intro está um pouco mais leve; e o evidente peso que canções como "Emotional Catastrophe" ganharam -  seu riff inicial é permanece com um dos melhores já compostos por Edu. Pena que o cover para " Have You Ever Seen The Rain" tenha ficado de fora.

Apesar de todos os músicos, sem exceção serem excelentes, Edu Ardanuy (guitarra) se destaca em solos e riffs bastante cativantes - apesar de ser virtuoso sua música não soa piegas -,  conseguindo soar ainda melhor que antes. O que ele faz nesse disco é uma lição para muitos guitarristas, principalmente no heavy metal, que em meio a tantos treinos e preocupações com o virtuosismo acabando esquecendo de realmente fazer rock n' roll. Uma das melhores qualidades desse disco, fora as guitarras, são os refrões. Faixas como "Stone Cold Dead", "Valley of Dreams" e "The Fire Burns Cold" evidenciam isto, e aqui, parecem ainda mais grudentos e cantáveis que na versão original. Ótimo trabalho de Andria Busic nos vocais, sempre com boas interpretações.

Antes que os revoltados de plantão ataquem - acusando "Original Sin" de mero caça-níquel -, existe uma razão plausível para justificar tal regravação: o fato do álbum original encontrar-se fora de catálogo e a gravadora antiga não facilitar com a liberação do direito das músicas. 
As duas novas faixas  são muito boas, em especial "Nephelins" - que é bem hard rock/A.O.R, com um interlúdio instrumental de piano e solos de guitarra. O DR. SIN costuma economizar nas baladas - apesar do debut possuir "Throuh My Window e, a já citada, "You Stole My Heart"-, mas quando o grupo arrisca geralmente sai coisa boa, como em "You're My Love".
 
Penso que ter tais canções, lapidadas por uma produção atual,  seja um ótimo presente para fãs antigos, além de facilitar a divulgação / aceitação de um álbum tão clássico e, as vezes, ignorado para um público novo. Pena que - mesmo com outra oportunidade -, talvez, este trio de músicos tão competentes - e essa obra em especial -  não receba a merecida atenção por parte da mídia. Uma pena, pois "Original Sin" / "Dr. Sin" trata-se de um dos melhores álbuns de rock - em sua essência - já concebidos no país, de causar inveja a muito gringo tamanha a qualidade vista.

Pode-se concluir facilmente, caso o ouvinte conheça a versão original, que o grupo tentou - e conseguiu, diga-se de passagem - preservar o espírito presente do debut.

Nota:  
10

Músicas-chave:
"Stone Cold Dead" ; "Emotional Catastrophe" ; "You Stole My Heart";  * "Nephelins"



Formação:
Andria Busic- Vocais / Baixo
Edu Ardanuy - Guitarra
Ivan Busic -Bateria

Tracklist:
1.    Emotional Catastrophe    03:32
2.    Dirty Woman    05:03
3.    Stone Cold Dead    05:28
4.    Howlin' In the Shadows    04:01
5.    The Fire Burns Cold    04:31    
6.    You Stole My Heart    05:22
7.    The Doctor Sin    04:42
8.    Valley of Dreams    04:44
09.    Lonely World    04:25
10.    Through My Window    02:23
11.    Scream and Shout    05:27
12.    Nephelins 7:04
13.    You're My Love 5:24

3 comentários:

  1. É nóis, safado!!

    Abraços

    Diogo

    ResponderExcluir
  2. Ae arrombado, nem tava ligado que tu olhava aqui. Valeu pelo comentário.

    Não sei se você lembra, mas foi tu que me indicou o Dr. Sin uns anos atrás. Valeu (bem atrasado).

    ResponderExcluir
  3. Massa a resenha, como te falei outro dia, esse é o album que mais curto da banda, todas as musicas sao foda, e a "regravação" ficou otima tambem, nao mudaram muita coisa porque nao tinha o que mudar mesmo...hehehe....e as duas faixas ineditas ficaram muito boas. Demorei pra entender o seu "acdciniana", juro que tentei ler isso de varias formas diferentes ate entender o que era...hehehehe....

    ResponderExcluir