quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Resenha: One Arm Away - Destiny (EP)

Ano de Lançamento: 2012

Já se passaram quatro anos desde que o músico pernambucano Antonio Araújo assumira, no lugar de Silvio Golfetti, uma das guitarras da banda paulistana de thrash metal Korzus. Paralelamente ao trabalho do grupo paulista, Araújo apresenta, em 'Destiny', três composições autorais de seu novo projeto, "One Arm Away".

É verdade que, atualmente, o músico mais seja lembrado e associado a sua função como guitarrista. No entanto, quem conheceu sua antiga banda a recifense ChaoSphere sabe que ele pode, também, cantar. Aliás, seus vocais mais voltadas ao metal tradicional, digamos sempre foram apontadas como um diferencial no trabalho do ChaoSphere.


Sob a forma de um EP promocional cujo lançamento se deu durante a última Expo Music, em São Paulo , "Destiny" traz Araújo no comando das guitarras, produção, composição (letras e instrumental), programação de bateria, em conjunto com Walman Filho, e, também, executando as linhas vocais.  Apenas a função de baixista foi totalmente delegada a um outro músico, o competente Felipe Andreoli (Angra, ex-Almah).

Ao iniciar a audição do disco, logo me surpreendo com a faixa-título. Explico: aqui os timbres de guitarras, mais modernosos, graves e pesados, me roubaram a atenção. Detalhe este que, somados aos vocais expressivos de Araújo, me remeteram, quase que instantaneamente, aos norte americanos do Nevermore.  A canção é bem direta e, no geral, possui bons riffs.

Em seguida, "I Am" mantém a linha da faixa anterior, porém com mais peso o riff de introdução é realmente impactante e, até mesmo, com inclusão de vocalizações guturais. A propósito, alguns riffs aqui, especialmente o que precede o ótimo solo, me lembraram bastante os presentes no disco "Discipline of Hate" (2010), do próprio Korzus.



Na conclusão do EP, temos a faixa homônima ao título do projeto. Embora soe um pouco datado, o riff da introdução não compromete e, pouco a pouco, esta composição se mostra a melhor música deste breve EP. O baixo de Andreoli, inclusive, está mais presente. Como ápice, cito o interlúdio limpo que serve de ponte para uma seção de solo melódica e mais cadenciada – o melhor solo de Araújo aqui, devo dizer.

No geral, há uma tendência clara em manter estruturas mais simples nenhuma das faixas chega aos cinco minutos, por exemplo e evidenciar os refrões. Isso é algo ruim? Creio que não, inclusive acho válido o projeto seguir um direcionamento distinto, nas devidas proporções, a principal atividade musical de seu responsável, o Korzus. Acredito que a performance vocal de Antonio Araújo é excelente, com interpretações convincentes, porém é muito peculiar e, nesse tipo de som, talvez não agrade certos ouvintes a típica relação 'ame ou odeie', arrisco. 

Ah, para os mais puritanos, a bateria eletrônica convence; apesar de não roubar a cena, como previsto, na maioria desses casos. Por fim, devo dizer o óbvio: três faixas não bastam para julgar ou prever o futuro do projeto, mas sim é um belo cartão de visitas. Esperemos um álbum completo.

Formação:
Antonio Araújo vocal, guitarra e programação
Felipe Andreoli baixo 
Walman Filho –programação


Tracklist:

01. Destiny
02. I Am
03. One Arm Away


Contato:
www.myspace.com/onearmaway
www.antonioaraujo.mus.br


-

Matérias relacionadas — e recomendadas pelo autor : 

3 comentários:

  1. Conhecendo o album do ChaoSphere, e curtindo como curti, ja fiquei com vontade de ouvir esse EP.
    Até hoje nao entendo como não lançaram mais albuns, mas, fazer o que né.Pelo menos ainda tivemos o Antonio criando otimos riffs no Korzus.
    Ja fico torcendo pra que esse projeto continue, e lance albuns completos.

    ResponderExcluir
  2. Quem se interessar, pode baixar o trabalho por esta URL:
    https://rapidshare.com/#!download|721p7|4122210640|One%20Arm%20Away%20-%20Destiny%20%28EP%202012%29.rar|24164|0|0

    Antes que comentem, o próprio Antonio quem upou e divulgou o link. (:

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que ouço acho mais foda, já devia ter lançado um álbum completo faz tempo.

    ResponderExcluir