Lançamento: 2012
Após dividirem atenção entre críticas e elogios, finalmente o trio paulista de thrash metal (feminino) lança sua primeira demo, "2012". Contendo três composições e alguns adicionais – como o clipe para 'Masked Betrayer' – , Fernanda Lira (baixo e vocal), Prika Amaral (guitarra) e Fernanda Terra (bateria) apresentam um direcionamento musical bem definido em faixas sobrepostas a uma excelente produção – lembremos, trata-se de uma demo.
Na realidade, o lançamento de "2012" era previsto para o começo do ano. Contudo, após uma parceria, as meninas lançaram um vídeo para a faixa 'Masked Betrayer'. Depois disso, a visibilidade fora tanta que a Nervosa ampliou suas atividades e, em um curto período de tempo, assinou com um selo estrangeiro, a Napalm Records. A gravadora, inclusive, acabou de lançar uma tiragem limitada, em vinil, desta demo no exterior.
Logo no início da audição, a faixa de abertura ('Time of Death') já exibe ecos de Slayer e Sepultura em sua introdução cadenciada. Após isso, desenboca para um thrash metal mais clássico. As variações de riffs e inserção de backing vocals realmente soam bem aqui – remetem, inclusive, os longíquos anos 80. Já os vocais de Fernanda Lira são bem interessantes; ela mescla estilos mais modernos, usando linhas voltadas aos guturais, com os tradicionais vocais rasgados e agudos – a lá Schmier, do Destruction. Entretanto, nota-se que a Fernanda ainda está desenvolvendo seu estilo – o que é normal; afinal, trata-se de uma demo. No geral, uma faixa bem desenvolvida e, na minha opinião, a melhor composição deste trabalho.
"2012" toma seu prosseguimento com a já conhecida 'Masked Betrayer'. Apesar de ser uma boa música – contando com uma seção de riffs variantes bem interessantes pelo meio – a faixa é, na minha opinião, a menos inspirada da demo; há alguns riffs que me soam bem datados. E, fechando o registro, ainda temos a frenética 'Invisible Oppression'. Com menos de dois minutos, esta talvez seja a música mais direta e agressiva de "2012". No geral, excelente pancada que mostra tantos os elementos do hardcore quanto do thrash coexistindo – o chamado crossrover – e conta, ainda, com um tímido momento solo de Prika Amaral.
Musicalmente, o som da Nervosa não apresenta muitas novidades; transita entre o thrash, hardcore e, às vezes, o metal mais extremo. Entretanto, nesta demo elas dosam bem tais elementos e, mesmo com apenas três faixas, o registro soa equilibrado, variado. Claro que o excelente trabalho de Heros Trench e Marcelo Pompeu (ambos do Korzus) somam, mas nada adiantaria sem a motivação das garotas – apenas a boa produção não faria milagres, melhor dizendo.
Finalmente, agora se poderá fazer críticas com sentido e embasamento ao Nervosa. Claro, elas – integrantes do grupo – foram expostas bem antes do tempo e, talvez, o processo de 'evolução como banda' ainda esteja longe de um possível apogeu. Por exemplo, enquanto as linhas de Fernanda Terra já parecem mais maduras e certas, o trabalho de Prika Amaral e Fernanda Lira ainda mostram sinais de timidez e desenvolvimento. Ou seja, algo totalmente normal para uma banda ainda em sua primeira demo. A mesma linha de raciocínio também vale para performances ao vivo, por exemplo.
Com o tempo, esperemos uma contínua evolução das garotas e, claro, outros lançamentos – ainda superiores a este, de preferência.
Mesmo contendo apenas três canções, '2012' foi uma boa maneira de debutar e já pode, inclusive, ter suas faixas ouvidas streaming em: http://soundcloud.com/nervosathrash
Formação:
Fernanda Lira – vocais, baixo
Fernanda Lira – vocais, baixo
Prika Amaral – guitarra
Fernanda Terra – bateria
Tracklist:
01. Time of Death
02. Masked Betrayer
03. Invisible Oppression
-
Matérias relacionadas — e recomendadas pelo autor — :
- Entrevista: Nervosa
- Entrevista: Tormenta
- Entrevista: Raimundos
- Resenha: Exodus - Another Lesson in Violence
Nenhum comentário:
Postar um comentário